top of page

PROJETOS

     A IPSS Casa do Pai – Centro de Apoio Social foi constituída em Maio de 1999, e desde essa data presta serviços de apoio domiciliário, a partir de instalações provisórias, alugadas para esse fim. Os sucessivos órgãos sociais empenharam-se na criação de condições para a edificação de sede própria em edifício construído de raiz, adequado para oferecer também as valências de Lar e Centro de Dia.
    Este sonho começou a concretizar-se em 2006, quando a Câmara Municipal de Coimbra, deliberou doar à Casa do Pai, um terreno situado na Rua Mário Pio, no Alto dos Barreiros, em Santa Clara, para que nesse local fosse edificado o edifício pretendido.
 

Foto do terreno

envelhecer...SIM!!!
   mas com QUALIDADE!!!

   O projeto elaborado por Nuno Cruz Arquitetos, recolheu o parecer favorável de todas as entidades e por fim foi aprovado pela Câmara em Outubro de 2009. Seguiu-se a elaboração dos projetos das especialidades, também aprovado em 2010.
   O concurso para a construção foi lançado em Agosto de 2012, e a adjudicação feita à empresa Conimbriga Construções em Outubro de 2012, tendo sido o alvará de construção levantado ainda em 2012. 

 Alçado Nascente

O edificío desenvolve-se em Rch/Cave, 1º e 2º Pisos, ocupando uma área total 1022 m2

    Enquanto decorria este processo, as condições existentes para o prosseguimento dos projetos sociais sofreram muitas alterações e de forma abrupta durante o ano de 2011 e em 2012, quando o estado decidiu suspender todos os programas que permitiam até então o financiamento de novos projetos.

 

    Em consequência a instituição viu-se na situação de ter um projeto, aprovado em todas as instâncias, considerado essencial pelo CLAS de Coimbra, acarinhado pela Segurança Social, pela Câmara Municipal e pela Junta de freguesia de Santa Clara, no qual foram investidos mais de 70.000 Euros de fundos próprios, em risco de ser interrompido por dificuldades na obtenção dos meios financeiros que permitam a sua realização.

 

    Apresentamos em tempo, tanto à Câmara Municipal de Coimbra, como à Segurança Social, as nossas preocupações. Estas entidades embora compreendam a situação, não estão em condições de lhe dar resposta. A Câmara Municipal de Coimbra prometeu uma ajuda de 100.000€, dividida em duas parcelas iguais.

 

   A Direção multiplicou-se em contatos com diversas instituições bancárias, no sentido de obter o financiamento necessário para a realização do projeto, em condições que permitissem a amortização do mesmo, sem pôr em causa o normal funcionamento da Casa do Pai.

 

    Encontramos na Caixa de Crédito Agrícola, a vontade de colaborar com a Casa do Pai, e, desta forma, contribuir para que cerca de 100 famílias e os seus idosos venham a receber resposta adequada às suas prementes necessidades.

 

  As novas instalações, contarão com Centro de Dia, Lar Residencial e também Apoio Domiciliário 7 dias por semana. Com um corpo técnico especializado, estaremos em condições de proporcionar a todos, sobretudo aos mais carenciados, um tratamento de qualidade.

Planta da Cobertura

 

A nova Sede da Casa do Pai, terá capacidade para 94 utentes:

 

 - Centro Dia: 24

 - Lar de Idosos: 20

 - Apoio Domiciliário: 50

bottom of page